contato

icons

AMADO AMIGO MAMBERTI, por Helena Bastos

Com enorme pesar, dentre tantos outros que sentimos nos últimos tempos, prestamos homenagem a Sergio Mamberti (22 de abril de 1939-3 de setembro de 2021), em nota assinada por Helena Bastos, diretora do Teatro da USP.

AMADO AMIGO MAMBERTI, por Helena Bastos

Nosso amado Sérgio Mamberti partiu no dia 3 de setembro de 2021, aos 82 anos. Há pessoas que no nosso imaginário deveriam ficar presentes eternamente entre nós.
Somos egoístas porque fica mais pesado este mundo sem o encanto de Mamberti. Com firmeza e delicadeza tecia poéticas da arte do ator expandindo linguagens do cinema, do teatro e da televisão.

Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, fez sua estreia no teatro na peça Antígone América. Em 1963 integra o Grupo Teatro Decisão e com a peça o Balcão ganha o prêmio de Governador do Estado de São Paulo, como melhor ator coadjuvante. E assim segue colecionando prêmios por sua brilhante atuação nos palcos.

Os mundos se ampliavam sob seu olhar crítico e sagaz.
Lembremos do mordomo Eugênio da novela Vale Tudo e do Prof. Victor do Castelo Rá-Tim-Bum. No cinema brasileiro sublinhamos entre outros sua participação em O Bandido da Luz Vermelha (1968) e Toda Nudez Será Castigada (1973).
O mundo neste instante fica mais sem graça.  Sentiremos falta das risadas, das histórias e, fortemente, sentiremos a ausência do Sergio nas passeatas e nos movimentos de mobilização em defesa da arte e cultura no Brasil.
Todo apoio aos filhos e amigos. No Teatro, teremos que aprender a contar com sua presença agora de outro jeito.
Gratidão, Sérgio Mamberti.

Os comentários estão fechados.