contato

icons

O Cinema na Vida – Os Filmes de Rewald & Ab’Sáber

site-1154-x-372-15

O Centro MariAntonia da USP,  em parceria com o Teatro da USP, promove, entre os dias 16 e 30 de junho, a mostra O cinema na vida – Os filmes de Rewald & Ab’Sáber. a mostra acontece às sextas-feiras, das 18 às 21 horas, com a exibição de filmes, seguida de debates com convidados, com entrada gratuita.

Exibidos em sessões especiais em festivais como o de Brasília, Tiradentes e Rio de Janeiro, esta mostra exibirá pela primeira vez todos os filmes reunidos da dupla, incluindo a projeção do inédito Os Últimos Dias da Humanidade de 2023.

O cineasta Rubens Rewald, também professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, explica que o coletivo definiu três critérios para a realização de seus filmes. O primeiro é trabalhar com o tempo da vida como tempo da produção. “Nosso primeiro longa-metragem documentário Esperando Telê foi produzido entre 1993 e 2010.” O segundo diz respeito a utilizar o que estiver ao alcance da mão para fazer filmes e o terceiro a realizar o filme possível e não o sonhado.

Após a exibição dos filmes, haverá debate com o professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Laymert Garcia dos Santos, o roteirista, crítico de cinema e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Leandro Saraiva e o cineasta Raul Arthuso.

(sextas-feiras, 18h)

16 de junho
Esperando Telê (2010, 96′)
Roteiro e Direção – Rewald & Ab’Sáber / Montagem – Gustavo Aranda / Produção – Jorge Grinspum

Sinopse:
O filme se apropria da mídia para olhar a cidade, a cultura, o futebol, nós mesmos e Telê Santana, nosso mestre, figura que marca a transição entre o futebol arte e o futebol industrial.

23 de junho
Intervenção – Amor não quer dizer grande coisa (2017, 76´)
Roteiro, direção e montagem – Rewald & Ab’Sáber e Gustavo Aranda

Sinopse:
Documentário sobre a ascensão da extrema direita brasileira nas redes de internet.
“O estado de exceção e a inimizade se converteram na base normativa do direito de matar. Nessas situações, o poder (que não é necessariamente um poder estatal) faz referência contínua e invoca a exceção, a urgência e uma versão ficcionalizada do inimigo” – Achille Mbembe

A extrema-direita fala…

30 de junho
Democracia e Amor (2022, 81´)
Roteiro e direção – Rewald & Ab’Sáber / Montagem – Nara Dip & Gustavo Aranda

Sinopse:
Durante os anos da pandemia, o coletivo  realizou uma série de sete filmes baseados em postagens no Facebook de pessoas isoladas em casa.
Brasil, seus afetos e artefatos, seus caminhos, desvios e buracos. Sete filmes pandêmicos, vindos das redes, entre todos os vírus.

Os Últimos Dias da Humanidade (2023, 24´)
Direção – Rewald & Ab´Sáber / Montagem – Gustavo Aranda

Sinopse:
A ficção, o mundo e a cena

Rewald & Ab´Sáber: coletivo de cinema de invenção e político contemporâneo, formado pelo psicanalista Tales Ab’Sáber e pelo cineasta Rubens Rewald.

Mostra “O cinema na vida – Os filmes de Rewald & Ab’Sáber”

Onde |  Centro MariAntonia – edifício Rui Barbosa – Sala Carlos Reichenbach
Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quando | De 16 a 30 de junho, sextas-feiras, às 18 horas
Classificação | Livre
Lotação | 64 lugares
Quanto | Grátis
Informações | (11) 3123-5202

Os comentários estão fechados.