contato

agenda

icons
escola de espectadores_ evento

A II Bienal Internacional de Teatro da USP apresenta de 07 a 13 de dezembro, conforme a programação abaixo, a Escola de Espectadores, ação pedagógica que compartilha e discute com o público os rumos da cena contemporânea a partir da experiência vivenciada nas salas teatrais. Idealizada pelo crítico e historiador argentino Jorge Dubatti a ação é realizada desde 2001. As inscrições para as mesas dos espetáculos Notas de Cocina, Bravíssimo e Villa poderão ser feitas nos dias dos espetáculos. O Teatro da USP fornecerá certificado de participação em todas as atividades pedagógicas.

Escola de Espectadores de Buenos Aires (EEBA), criada em 2001 por Jorge Dubatti, tem por objetivo compartilhar ferramentas de teoria, história e análise do teatro para uma compreensão mais ampla dos rumos da cena contemporânea, ampliando e problematizando o olhar do espectador e fomentando o prazer no ato de ir ao teatro. O modelo já foi replicado no México, Uruguai, Chile e Brasil, além de atividades itinerantes, como o I Festival Internacional Cervantino, no México, e o Festival Internacional de Buenos Aires. A cada ano, seus alunos fazem um balanço crítico do que viram e concedem o Prêmio do Espectador.

Jorge Dubatti é crítico, historiador e professor na UBA. Coordena o Centro Cultural de Cooperação Floreal Gorini e diretor/fundador da eeba, e integra a Cátedra Itinerante de Teatro Latinoamericano. É pesquisador da cena contemporânea na América Latina no campo da filosofia do teatro e cartografia teatral. Responsável pela edição de autores como Eduardo Pavlovsky, Ricardo Bartís, Daniel Veronese, e autor de Filosofía del Teatro I, II y III; Dramaturgia; Cien Años de Teatro Argentino, dentre outros.

7 de dezembro, 15h| Pequeno Ato | Notas de Cozinha 

Notas de Cozinha traça um paralelo entre a paixão pela culinária e a paixão sexual, baseado no constante fluxo e refluxo das emoções e na necessidade de atingir ou preservar “o ponto” – de frio, calor, cocção ou sal. Violência, erotismo e gastronomia fazem parte da encenação, que procura despertar os sentidos dos espectadores e envolvê-los em uma experiência teatral contemporânea. A peça será apresentada nos dias 05 e 06/12, às 20h, no TUSP. Inscrições no local.

10 de dezembro, 15h| Pequeno Ato | Bravíssimo 

A partir de crônicas de Nelson Rodrigues, Bravíssimo apresenta um texto transgressor que desdenha de valores éticos, burgueses, conservadores e nacionalistas, com características do Teatro Radical, teoria criada pelo ator e teatrólogo, e pitadas do humor satírico cearense. A peça será apresentada no dia 09/12, às 21h30, na SP Escola de Teatro – sede roosevelt. Inscrições no local.

11 de dezembro, 15h | Ágora Teatro
Mesa I: A Relação Histórica entre o Teatro Argentino e seu Espectador
Mesa com Jorge Dubatti e Celso Frateschi.

13 de dezembro, 15h | Pequeno Ato
Villa | Mesa II: Entre a Roda e a Escola: o Espectador como Parceiro Artístico
O encontro entre as ações de formação de Brasil e Argentina procura estabelecer um diálogo, a partir do espetáculo Villa, entre as ações e seus modos de produção, para se refletir sobre o espectador como parceiro artístico.

Nesta mesa estarão presentes Jorge Dubatti e Flávio Desgranges, que coordenou a Roda de Espectadores. Mediação de Claudia Alves Fabiano.

As Rodas de Espectadores propostas pelo iNerTE podem ser compreendidas como desdobramentos poéticos do público a partir do espetáculo teatral. A ideia central é evidenciar uma poética do espectador, o ato artístico do espectador realizado de modo coletivo. O debate se abre como espaço para efetuar uma leitura coletiva do espetáculo, abordando pontos cruciais da proposição artística. A partir do “poema” oferecido pelos artistas teatrais, os espectadores concebem um outro “poema”, a partir da escrita cênica apresentada, mas que também possui marcas visíveis da criação artística dos próprios espectadores. Os poemas surgidos desses encontros cênicos se efetivam como uma espécie de fala do espectador, uma fala autorreflexiva e exposta na forma de outra cena.

iNerTE – Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral, núcleo de estudos calcado em investigações práticas e teóricas, pretende viabilizar encontros cênicos que se organizam como estudos de recepção e efeito da obra de arte.

Flávio Desgranges é professor da pós-graduação em artes cênicas da usp e docente na udesc. Coordena a coleção Teatro e a série Pedagogia do Teatro da Ed. Hucitec. É autor de A Inversão da Olhadela. Alterações no Ato do Espectador Teatral (2012); Pedagogia do Teatro (2006); A Pedagogia do Espectador (2003), e organizador do volume Teatro e Vida Pública: o Fomento e os Coletivos Teatrais de São Paulo (2012).

Locais

Teatro Pequeno Ato R. Dr. Teodoro Baima, 78 – República 11 99642.8350

Ágora Teatro R. Rui Barbosa, 672 – Bela Vista 11 3284.0290