contato

icons

La Pasión en la Materia

la passion_pagina

La Pasión en la Materia é o resultado da colaboração entre o diretor mexicano e atores brasileiros estudantes da USP, selecionados em um workshop realizado no TUSP.
É parte do projeto México-Brasil, realizado dentro do Convênio de Cooperação Cultural UNAM-USP e apresentado no início de 2013 no XX Festival de Teatro Universitário da UNAM.

A Paixão na Matéria é uma estratégia de cumplicidade que busca superar os limites enraizados. Cumplicidade entre o México e o Brasil, entre a UNAM e a USP, entre o português e o espanhol; superar os limites impostos a toda ação conjunta de paixões. Nesse espaço, materializado por estudantes; nesse tempo, que impinge aos estudantes velhos estigmas de criminalidade derivados de sua renúncia ao conservadorismo e à prematura morte das utopias. Cumplicidade entre estranhos de plateia e palco, pacto de ação, de tablado e palavra. Para mim, o fundamental é a apresentação de artistas em ‘estado de formação’ falando a um público jovem em seu próprio festival: o do teatro universitário. Muito têm o que dizer as infinitas ruas paulistas e as infinitas ruas mexicanas sobre suas estratégias de caos e vida. Por isto, neste projeto me assumo como mero embaixador de outras gerações teatrais diante da atual. Minha geração teatral deve honestidade a esses atores. Ajuste de contas por antigas covardias e riscos cênicos; do aberto e do fechado por outros, para eles. Esta obra é uma reação de sobrevivência a partir da refundação do mito, do convívio teatral e da rua que ocupa o teatro. Consideramos que a rua é o espaço de liberdade para toda nova geração; é na rua que se pode andar sem restrições, quero dizer, fora das instituições e da persistência do mundo que se repete atrás de sucessivas portas. Este teatro deve herdar a essência das ruas, de território livre e de alteridade constante, e desse lugar retornar aos mitos fundamentais e reescrever, uma vez mais, a origem da autoridade.” (Alberto Villarreal, São Paulo, dez. de 2012)

Sobre o Diretor
Alberto Villarreal é autor e diretor teatral no México. É fundador e diretor artístico da Artillería Producciones e do La Madriguera Teatro. Participa de festivais de teatro em todo o mundo e já teve suas obras publicadas no México, Inglaterra e Chile. Licenciado em literatura dramática e teatro pela UNAM, ministra atualmente o curso de escrita pós-dramática na Fundación para las Letras Mexicanas.

Ficha Técnica
Autor, Diretor, Iluminação e Cenografia Alberto Villarreal Elenco Darília Lilbé, Elton Santos, Juliana Prado, Juliana Spinola e Renan Dias Assistência de Direção Otacílio Alacran Produção Executiva Michelle Ordoñez Produção Francisco Serpa Peres e Charleen Durán Produção Teatro UNAM/TUSP/Tenda Cultural Ortega y Gasset

Horários de Apresentação
07.12, 17h
08.12, 17h e 20h
09.12, 17h30 e 20h30
Apresentações Gratuitas
Tenda Cultural Ortega y Gasset (Rua do Anfiteatro, s/n, Cid. Universitária)

Os comentários estão fechados.