ISSN 2359-5191

24/11/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 21 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Curso gratuito discute impacto da tecnologia no mercado de trabalho

São Paulo (AUN - USP) - Relativização das distâncias, fluxo incessante de informações, digitalização, maquinização do homem, humanização da máquina. Não há como negar, a tecnologia é parte de nossas vidas, e sua aplicação traz ao homem uma extensão quase que infinita de suas possibilidades. Resta-nos agora saber o que fazer com elas.

Na realidade, segundo Massimo di Felice, professor da ECA, a tecnologia se confunde com a história do homem. Ela veio ao longo dos séculos em um processo de hibridação com a humanidade, e hoje é impossível fazer uma distinção entre homem e objeto, e muito menos imaginar com clareza onde o sujeito termina e onde começam as suas extensões tecnológicas.

Por exemplo, no ramo econômico, as novas técnicas comunicativas contribuíram forma qualitativa ao modificar a forma de reprodução do capital de monetário para financeiro, ou seja, hoje ele é circulante por meios eletrônicos. A mesma influência pode ser sentida nos demais ramos da atividade humana.

Denotamos daí a necessidade de uma discussão profunda sobre o tema, como afirma o próprio professor: “Sabemos que a possibilidade de se colocar uma tela de computador em lugares afastados, como a Amazônia, para transmitir ao vivo aulas de uma grande universidade, e quem sabe até um curso inteiro que possa abrir novas possibilidades à comunidade local, já existe, e que é possível conectá-las aos circuitos de informação que constituem a inteligência coletiva . O que falta é uma visão sobre o problema”.

Realidades Digitais

Tomando por base esse panorama, acontece o curso gratuito “Realidades Digitais, Tecnologias Comunicativas, Mundo do Trabalho: mudanças e novas oportunidades”, no Auditório Paulo Emílio do prédio central da ECA (CCA). Os encontros acontecerão todos os sábados, das 9h às 15horas, até o dia 10 de dezembro.

Segundo Massimo, organizador do evento, o objetivo principal é oferecer um conteúdo inicial, para estudantes universitários e demais interessados, sobre o impacto das tecnologias nos diversos setores da sociedade, como política, economia, arquitetura, comunicação, e cultura. As palestras serão ministradas por pesquisadores ligados ao Centro de Estudos de Pesquisa de Opinião Pública da USP e de outras universidades.

Àqueles que participarem de todos os encontros será concedido pela organização um certificado. A programação terá como próximas palestras:

26 de novembro de 2005
"Indústria do tempo livre, culturas eletrônicas e novas profissões"
03 de dezembro de 2005
"Arquiteturas informativas: crítica e web design"
10 de dezembro de 2005
"Museus virtuais e gestão digital dos saberes locais"

Para participar é necessária uma inscrição prévia, que pode ser feita através do e-mail atopos.cursos@gmail.com

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br