contato

icons

Maria Thereza Vargas lança livro sobre Cacilda Becker

“Todos que conviveram com Cacilda têm algo interessante para acrescentar à sua biografia, mas ninguém mais que Maria Thereza Vargas tem o direito, adquirido por longa amizade e convivência nos momentos mais cruciais, de escrever sobre sua vida. E o faz com isenção de ânimo e objetividade.”

Por Elcio Silva

O trecho acima, de autoria da atriz e diretora Nydia Licia, foi retirado do prólogo do livro Cacilda Becker – Uma mulher de muita importância, escrito pela pesquisadora teatral Maria Thereza Vargas. O livro que compõe a coleção Aplauso Teatro Brasil, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, pode ser encontrado para venda ao custo de R$ 30,00 e também está disponível para download no link Cacilda Becker – Coleção Aplauso Teatro Brasil.

A obra não destaca somente a profissional Cacilda Becker, mas também momentos importantes de sua vida, como a infância no interior de São Paulo, a dança, a opção pelo teatro iniciada no Rio de Janeiro no Teatro do Estudante, por indicação de Miroel Silveira, a Companhia de Comédias Bibi Ferreira e o Grupo Universitário de Teatro, dirigido por Décio de Almeida Prado e patrocinado pela Reitoria da Universidade de São Paulo. Há também relatos importantes de sua carreira no rádio com as novelas radiofônicas, o cinema, o Teatro Brasileiro de Comédia – TBC, as lutas pelo teatro livre, a docência na Escola de Arte Dramática, hoje incorporada pela USP, entre outras histórias da trajetória de um dos maiores ícones femininos do teatro nacional.
Entre fotos e relatos de Cacilda Becker, Maria Thereza Vargas traz uma importante contribuição para a história teatral brasileira, reavivando a memória de quem teve a oportunidade de vê-la e eternizando seu valor para todos àqueles que apreciam as artes cênicas.

Sobre a autora

Maria Thereza Vargas (São Paulo SP 1929). Teórica e pesquisadora. Uma das pioneiras na investigação histórica das artes cênicas brasileiras, Maria Thereza Vargas goza de expressiva notoriedade, por sua fundamental contribuição na organização do acervo da história teatral paulista. Autora de expressivos títulos de pesquisas e ensaios de fina erudição. Atualmente é membro do Conselho do Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP.

Os comentários estão fechados.