PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 
Sete décadas de serviço à sociedade
Para comemorar os 70 anos da USP, o Jornal da USP faz, nesta edição, uma ampla cobertura sobre a Universidade, destacando sua história, os benefícios proporcionados à sociedade brasileira e os planos para o futuro. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará matérias sobre a USP durante o período militar, a trajetória da célebre Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a presença feminina na academia e as mais marcantes pesquisas científicas feitas na Universidade. Terá também textos que abordam os projetos de expansão dos campi do interior, uma entrevista exclusiva com o reitor Adolpho José Melfi e instigantes ensaios. Nas próximas edições, o jornal continuará a publicar matérias especiais para celebrar as sete décadas de uma instituição voltada para a promoção da ciência, da cultura e do desenvolvimento do País.

 

 

Uma longa história
de lutas e conquistas

Fundada em 25 de
janeiro de 1934, a USP
tem uma trajetória marcada por grandes façanhas científicas e tecnológicas, sérios embates contra a ditadura militar e um compromisso constante com a sociedade.
Páginas 4, 5, 6, 7 e 8

 

 

A pesquisa na USP, do
Patinho Feio ao genoma

A construção do primeiro computador brasileiro, a realização do primeiro transplante de coração na América Latina e o inédito mapeamento genético de bactérias são alguns dos feitos da USP nas últimas sete décadas.
Páginas 9,10 e 11

 

 

A batalha pela inclusão social
Página 21

 

 

 

O futuro do ensino superior no Brasil
A autonomia administrativa é fundamental para a sobrevivência da universidade pública brasileira, afirmam especialistas. Na USP, o desafio é ampliar o número de vagas sem perder a excelência no ensino.
Páginas 16 e 17

 

 

 

Campi do interior planejam expansão

Ribeirão Preto, São Carlos e Pirassununga querem abrir cursos ligados às humanidades. Bauru pretende fortalecer sua vocação na área da saúde. Piracicaba busca colaborar ainda mais para a produtividade no campo.
Páginas 18 e 19

 

 

 
 

Cientistas do século 21

Com suas pesquisas de elevado valor científico e grande relevância social, os jovens pesquisadores da USP já dão mostras de que saberão preservar a tradição uspiana de excelência.
Página 15

 

 

 

Falam os cientistas estrangeiros
Página 14

 

 

 

Os 70 anos na visão do reitoro

O professor Adolpho José Melfi discute os planos da USP para o futuro, entre eles a implantação do campus na zona leste de São Paulo, que deverá levar educação, cultura e desenvolvimento para a região.
Páginas 12 e 13

 

 

A genuína missão da Universidade

“A pesquisa original, própria da vida universitária, é a forma mais independente de aprendizado”, afirmou o falecido professor Helio Lourenço de Oliveira, em texto de 1967 que conserva rara atualidade.
Páginas 22 e 23

 

 

 

Ciência para a paz, segundo a Unesco

Em artigo exclusivo para o Jornal da USP, o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, aborda a importância da USP para o Brasil e o papel das universidades no mundo contemporâneo.
Página 2

 

 

 

A ocupação da Cidade Universitária
Página 20

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]