english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Equilíbrio Geral Computável (EAE6082)

Prof. Eduardo Haddad CV

Horário: segunda-feira: 14:00-17:50

Objetivos

O objetivo principal deste curso é proporcionar aos alunos um instrumental analítico para ser utilizado na análise de políticas econômicas. Em particular, a ênfase do curso será na conceituação teórica e no processo de construção de modelos de equilíbrio geral computável (EGC). Modelos EGC constituem-se em uma das ferramentas mais completas para análise de impacto econômico e têm sido utilizados, recentemente, para a análise dos impactos de reformas econômicas e ajustes estruturais, abordando questões nos mais diversos campos de especialização das Ciências Econômicas. Espera-se que, ao final do curso, os alunos dominem as técnicas de construção e implementação de modelos EGC, bem como a sua utilização adequada. A ênfase do curso será na apresentação de modelos já “consagrados” na literatura. A escolha destes modelos baseia-se em uma sequência lógica de complexidade e sofisticação teórica. Partiremos de modelos didáticos para mostrar como modelos EGC podem ser utilizados para a análise de políticas econômicas. Apesar de sua simplicidade, estes modelos permitem-nos familiarizar com a maior parte das técnicas empregadas na construção de modelos efetivamente utilizados para avaliações de políticas econômicas, que serão estudados ao longo do curso.

Bibliografia básica

Dervis, K., De Melo, J. e Robinson, S. (1982). General Equilibrium Models for Development Policy. Cambridge University Press.

Dixon, P. B., Parmenter, B. R., Sutton, J. e Vincent, D. P. (1982). ORANI: A Multisectoral Model of the Australian Economy. North-Holland, Amsterdam.

Dixon, P. B., Parmenter, B. R., Powell, A. A. and Wilcoxen, P. J. (1992). Notes and Problems in Applied General Equilibrium Economics. Advanced Textbooks in Economics 32, Eds. C. J. Bliss and M. D. Intriligator, North-Holland, Amsterdam.

Dixon, P. D. e Rimmer, M. T. (2002). Dynamic General Equilibrium Modelling for Forecasting and Policy: A Practical Guide and Documentation of MONASH. Amsterdam, North-Holland.

Ginsburgh V. e Keyzer M. (1997). The Structure of Applied General Equilibrium Models. The MIT Press, Cambridge.

Haddad, E. A. (1999). Regional Inequality and Structural Changes: Lessons from the Brazilian Economy. Ashgate, Aldershot.

Hertel, T. W. (1997). Global Trade Analysis: Modeling and Applications, Cambridge University Press.

Isard, W. et al. (1998). Methods of Interregional and Regional Analysis. Ashgate, Aldershot.

Miller, R.E. and Blair, P.D. (2009). Input-Output Analysis: Foundations and Extensions. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.

Shoven, J. B. e Whalley, J. (1992). Applying General Equilibrium. Cambridge Surveys of Economic Literature. Cambridge University Press, Cambridge.

Bibliografia complementar será indicada ao longo do curso.

Critérios de avaliação

Atividades

Algumas das técnicas utilizadas serão contempladas em listas de exercícios (atividades), que deverão ser entregues nas datas previamente estabelecidas. Apesar de se estimular a cooperação entre os alunos para a resolução dos exercícios, cada aluno terá que entregar sua própria lista.

Avaliação

Espera-se que os alunos participem regularmente das aulas teóricas e práticas, façam as tarefas determinadas (listas de exercícios e apresentações) e apresentem e desenvolvam um projeto de pesquisa no final do bimestre.

Projeto final: utilização de um modelo de insumo-produto, calibrado com dados para uma economia real (Portugal?), para exploração de um problema econômico específico.

A nota final será baseada na participação em sala de aula, nas tarefas extra-classe entregues nos prazos determinados e nos resultados da apresentação do projeto final, com os pesos assim determinados:

5 exercícios (notas de 0 a 4) – 50%
Trabalho (notas de 0 a 4) – 50%
Nota final: média ponderada

Conceitos finais:
[0-1] – F; (1-2] – C; (2-3] – B; (3-4] – A

Estrutura do Curso

Aula #1 (11 de março de 2024)

Tópico: “Equilíbrio Geral: Teoria Pura, Teoria Aplicada e Prática”

Objetivos de aprendizagem:

• Legado intelectual da teoria do equilíbrio geral e modelos de equilíbrio geral aplicados
  • “Problema de Cournot”