ISSN 2359-5191

13/01/2006 - Ano: 39 - Edição Nº: 24 - Educação - Escola Politécnica
POLI analisa eficácia das faixas de trânsito mais estreitas

São Paulo (AUN - USP) - Em diversos pontos da capital, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) utiliza faixas de trânsito um metro mais estreitas que as convencionais de 3,5 metros, como forma de criar uma pista a mais e melhorar o fluxo de trânsito. Os motoristas reclamam da sensação de insegurança, por ficarem muito próximo das motocicletas e veículos pesados. E os motociclistas se queixam que o menor espaço aumentaria o número de acidentes, devido a maior dificuldade de passar entre os carros.

Este problema foi analisado pelo engenheiro Olímpio Mendes de Barros, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), em sua dissertação de mestrado. Tomando como base as avenidas Interlagos e Rebouças, que contém 14% do total de pistas estreitas da capital, o pesquisador verificou 750 boletins de ocorrência num período de onze meses.

O resultado o surpreendeu: os trechos com estreitamento de pista registraram menos acidentes que os trechos mais largos. “Este fato sugere que, apesar do desconforto gerado, as faixas estreitas podem colaborar na segurança, talvez por exigir mais cautela dos motoristas”, comenta o engenheiro.

Precisamos seguir nesta análise, verificando também o ocorrido em outros pontos da cidade. A idéia é, com base nestes estudos, sugerir uma norma para a implementação deste tipo de faixa nas vias públicas urbanas”, afirma Barros, defendendo que o estudo não é suficiente para determinar se as faixas de 2,5 metros de largura são eficientes, mas que a pesquisa deve ser estendida a outros pontos da cidade.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br