ISSN 2359-5191

31/10/2001 - Ano: 34 - Edição Nº: 15 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Falta de divulgação prejudica mostra de arte da ECA

São Paulo (AUN - USP) - Show de rock e muito vinho celebraram nesta terça-feira, 6 de novembro, a abertura de mais uma ExpoCap. A mostra exibe trabalhos de alunos de artes plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, e é organizada pelos próprios estudantes. Óleo sobre tela, xilogravura, giz sobre papel, fotografia, colagem e instalações são algumas das técnicas utilizadas. Pouco divulgada, a exposição acaba restrita à própria faculdade, apesar da qualidade dos trabalhos.

Flávio Castellan, o Capi, é aluno do 4o ano e participa da ExpoCap desde o seu início, há quatro anos. Ele afirma que os alunos têm interesse em divulgar seus trabalhos para além da comunidade universitária. "Falta verba. Não temos dinheiro para cartazes ou anúncios em jornais", lamenta. Flávio utilizou palitos de sorvete que sobraram de um workshop destinado a crianças da periferia para elaborar seu trabalho, "Articulação espontânea simetricamente encadeada". Os palitos, manchados de tintas de várias cores, foram colados num cavalete de vidro de maneira aleatória, sem levar em consideração a combinação de cores.

A obra da aluna Yukie Hore, do 1o ano, ocupa todo o pátio aberto. Intitulada "Projeto câmara clara - parte I" e confeccionada com fio de nylon e lã, a peça parte de uma janela no prédio ao fundo e reproduz suas linhas de projeção - como numa câmara clara. No extremo oposto, no andar superior do prédio, encontra-se a "Parte II" da obra: um quadrado com um buraco retangular, por meio do qual o olhar do espectador encontra a imagem, aproximada, da janela ao longe. Uma obra bastante criativa que, com sua estrutura leve, foi capaz de dar unidade ao espaço dedicado à exposição.

O trabalho de Liliane Benetti, do 2o ano, partiu da proposta de um professor do curso, que consistia em aproveitar a arquitetura original do prédio e fazer nela uma intervenção. Liliane trocou as lâmpadas brancas fluorescentes da sala de aula por lâmpadas verdes. "A idéia era mostrar que, trocando apenas um elemento, que geralmente passa despercebido, todo o espaço é profundamente alterado. A lâmpada verde realçou o verde das cadeiras e da lousa, um verde que sempre esteve presente, mas que só agora se tornou evidente", explica. A obra, no entanto, só pôde ser apreciada por quem compareceu à abertura da exposição: "Amanhã vou retirar as lâmpadas verdes. Primeiro, porque elas causam mais impacto à noite, e a mostra só estará aberta ao público durante o dia. Segundo, porque o verde em excesso causa enjôo e mal-estar, e os alunos não conseguiriam assistir aula".

A ExpoCap está aberta ao público de 7 a 19 de novembro, das 8h00 às 17h00, no Departamento de Artes Plásticas (ECA/USP), Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Cidade Universitária. A entrada é franca.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br